sexta-feira, 25 de maio de 2012

25 - DIA NACIONAL DO TRABALHADOR RURAL


A riqueza dos grandes produtores e o retrato do trabalhador rural

Muitas vezes desrespeitado e desvalorizado, o trabalhado rural no Brasil é tido por muitos como algo…sub, até marginal. Mesmo com o amparo da Lei nº 5.889/73, regulamentada pelo Decreto nº 73.626/74 e presente no artigo 7º da Constituição Federal/88, o trabalhador rural enfrenta ínumeras dificuldades para manter-se no campo, dignamente.

Parte desta situação é histórica. Para pesquisadores, o processo de colonização por qual passamos influenciou, em parte, a relação entre o homem da cidade e o homem do campo. A busca pela riqueza em nosso país, naquela época, fez crescer a exploração da mão de obra (indígena num primeiro momento e escravo de origem africana num segundo período).



Hoje o retrato do trabalhador rural não é muito diferente. Basta ir para os confins de nosso país, onde as terras não são de nínguém, ou melhor, de posseiros e ver de perto a triste situação do trabalhador rural.

Mas em especial, o dia 25 valoriza aqueles que de sol a sol labutam na espera de um futuro melhor. Ali existem homens e mulheres de riquezas ainda nunca exploradas. Riquezas escondidas, marcadas pelo tempo.

Parabenizamos aqueles que lavram o solo e dela tiram o sustento si próprio e para outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário